WILDVET LOGO-negativo.png
oie_transparent.png
whatsapp.png

Wildvet Clínica Veterinária e Hotel © 2017. All Rights Reserved.

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • YouTube

Hamster - Saiba mais antes de adotar....

September 23, 2017

 

 

 

Muitas pessoas gostam de ter hamsters como animais de estimação. Estas pequenas criaturas são uma opção muito amigável para sua família. Hamsters são baratos, tanto para aquisição e também para manutenção, também são bonitinhos e fofinhos, ajustando-se facilmente na palma das mãos. A maior desvantagem é a sua pequena expectativa de vida, a maioria vive apenas dois anos o que pode ser difícil para as crianças menores entender.

 

Se você optar por adotar um hamster, deve seguir algumas orientações básicas. Há coisas que você deve saber antes mesmo de comprar um destes animais, orientações que vão realmente fazer a diferença em relação à vida do seu animal de estimação e sua família. Aqui estão algumas dicas para a sua consideração que vão ajudar a você a tirar o máximo de proveito da convivência com seu novo animal de estimação.

 

1. HABITAÇÃO

 

Talvez uma das primeiras coisas que você precisa considerar antes de adquirir o seu hamster é o tipo certo de gaiola. Há uma grande variedade de gaiolas disponíveis no mercado que podem proporcionar uma série de opções. Algumas pessoas também chegam a construir suas próprias gaiolas, com aquários e tubos de plástico. Uma coisa que o seu hamster vai desfrutar, independentemente de qual tipo de gaiola que você escolher, é o espaço para andar e explorar, por isso evite gaiolas muito pequenas. Isso pode ajudar a manter o seu hamster “feliz” e também fornece possibilidade considerável de exercício, que é essencial para uma boa saúde.

 

2. LOCALIZAÇÃO

 

Claro que é importante escolher uma gaiola eficiente e adequada para o seu hamster, mas igualmente importante é escolher o local "apropriado". Certifique-se de que você não esta o colocando em perigo, colocando a gaiola sob luz solar direta ou muito perto de um aquecedor, sendo que ambos podem aumentar muito a temperatura e ser fatal. Também evitar locais escuros e com pouca ventilação ou próximos aos produtos de limpeza. É importante planejar isso.

 

3. ALIMENTAÇÃO E ÁGUA

 

Quando se trata de alimentar o seu hamster, existem uma infinidade de alimentos disponíveis comercialmente e todos prometem uma alimentação saudável. Mas como conselho evite ao máximo alimentos gordurosos, como sementes de girassol e castanhas. Você também deve pensar em alimentá-los alguns com vegetais, mas deve ter certeza absoluta de que não há pesticidas. Hamsters são criaturas muito delicadas e até mesmo a menor quantidade de pesticidas pode ter resultados desastrosos e até mesmo fatais. Por esta razão, nunca se deve alimentar um hamster restos de grama, assim como muitas outras coisas de seu gramado, que regularmente entram em contato com esses produtos químicos perigosos.

 

A quantidade de água disponível para o seu hamster é essencial, deixar sempre disponível uma fonte de água limpa e fresca. Há garrafinhas plásticas adaptadas com um bico que ficam do lado de fora das gaiolas, que são uma ótima opção. Entretanto, a água à temperatura ambiente faz crescer as bactérias facilmente, assim certifique-se de esvaziar e limpar a garrafinha ou potes de água diariamente, e colocar água fresca. Embora o seu hamster não vá beber muita água, ela deve estar sempre limpa e em quantidades suficientes.

4. EXERCÍCIO

Existem muitos acessórios hamster, assim como outros animais de estimação, precisam de exercício físico regularmente para ajudar na digestão e na saúde global. Proporcionar espaço e “rodas” ou “bolas” de hamster para correr é muito bom para eles. Há tubulações e gaiolas que se conectam, formando um complexo de gaiolas interligadas, de diversas formas e tamanhos. Você pode criar percursos em linha reta, labirintos e áreas de repouso anexo à gaiola principal. A maioria das gaiolas é de plástico e ele certamente vai tentar roer, por isso escolha uma gaiola própria para este animal.

 

5. LIMPEZA

 

Limpar a gaiola diariamente, mesmo com serragem, e se certificar se estão comendo regularmente, alem observar o volume de fezes e urina. Gaiolas enferrujadas ou galvanizadas devem ser descartadas.

 

São excelentes animais de estimação. Embora seja tentador querer lidar o dia todo com eles, é interessante respeitar o habito crepuscular e solitário deste animal. São muito ativos no inicio da noite, dormindo durante quase que todo o dia e devem ficar sozinhos na gaiola e nunca em pares ou grupos, pois defendem muito o território e certamente podem se agredir.

 

Hamsters podem ter uma tendência a morder quando eles estão com medo ou desconfortável com a manipulação, por isso é importante tratá-los com sutileza e carinho, sendo manipulado pelo menos uma vez por dia para mantê-los mansos.

 

Lembre-se de ter cuidado com as crianças e ensiná-las a lavar as mãos antes e após o manuseio.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon