top of page

Problemas dentários em coelhos e roedores - Saiba mais...

Se você tem um roedor ou coelho e percebeu que seu pequeno amiguinho parou de comer? Esta babando? Fica rangendo os dentes? Fica passando a pata na boca? Esta perdendo peso?

Estes sinais são típicos de problemas de má oclusão e pontas dentárias, que provocam muita dor e podem levar até ao óbito do seu animal.

O primeiro passo é entender que os dentes (incisivos, pré-molares e molares de coelhos, porquinhos da índia e chinchilas) crescem sem parar ao longo de toda a vida do animal, por isso esses animais tem a necessidade de "roer" constantemente.

A oclusão "normal" é mantida pela ação de oposição dos dentes que é feita naturalmente e principalmente durante a mastigação.

A "má" oclusão ocorre quando este desgaste "natural" não ocorre, o que pode ocorrer por características genéticas, processos inflamatórios, fraturas, alimentação inadequada entre outros motivos, levando ao crescimento excessivo e irregular dos incisivos e/ou molares resultando dificuldades em comer e até mesmo beber ou deglutir saliva. Na maioria dos casos os incisivos se apresentam alinhados, aparentemente normais, mas não garantem que os molares e pré-molares (dentes do fundo) estejam alinhados.

Em geral, os animais que apresentam problemas de alimentação, estejam babando ou perdendo peso devem ser submetidos a exames radiográficos ou ate mesmo uma rápida sedação para que a cavidade oral e o alinhamento dos dentes sejam avaliados.

A única saída, quando o problema se instala é o desgaste dos dentes que na maioria das vezes é feito sob anestesia / sedação. Este desgaste deve ser feito por um profissional habilitado acompanhado por um anestesista.

Os dentes são desgastados com aparelhos odontológicos e NUNCA devem ser cortados com alicates ou tesouras. O uso incorreto dos alicates pode expor a polpa do dente, que fatalmente infecciona e necrosa, gerando graves consequências ao animal, como infecções e até mesmo óbito.

Em geral o animal para de comer porque os dentes que cresceram de maneira errada acabam por machucar a bochecha e/ou a língua causando graves lesões bucais que muitas vezes infeccionam. Este conjunto de problemas debilita o animal, que mesmo com fome não consegue se alimentar, gerando um quadro de desnutrição que se agrava e muito com infecções secundárias.

Como é geralmente considerado um problema hereditário, coelhos e roedores com esta condição não devem ser reproduzidos. No entanto, nem tudo é hereditário, pois animais jovens podem danificar seus dentes de diversas maneiras: mordendo puxando a gaiola de arame, quebrando ao cair no chão, comendo muita ração e pouca fibra, carência de vitamina C (em porquinhos da índia), abscessos entre outros problemas que podem gerar o desalinhamento e consequente má oclusão.

É um problema grave e que deve ser tratado o mais rápido possível, quanto mais rápido for realizado o tratamento maiores as chances do animal. O desgaste realizado pelo médico veterinário nem sempre é definitivo, muitas vezes o animal tem que passar por este procedimento a cada seis meses a um ano.

O importante é reconhecer o problema e resolver o mais rápido possível. Papinha oral ajuda a recuperar as forças do animal no começo, mas sem a cirurgia o animal vai ficar cada vez mais fraco e debilitado e fatalmente vira a óbito.

Gostou? Se inscreva para receber notificação de novos posts!

Curta, comente e aproveite para deixar sua sugestão para um novo tema!

Sua opinião é muito importante para manter o BLOG atualizado. :)

Posts Recentes

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page