top of page

Coelhos: Alterações na cor da urina



A aparência normal da urina de coelhos é turva devido à presença daquela areia bem fininha (micropartículas de carbonato de cálcio). A quantidade desta “areia” irá variar de acordo com dieta, a idade e hidratação do animal. Animais jovens (em fase de crescimento) e fêmeas gestantes ou durante a lactação dos filhotes normalmente produzem uma urina límpida pois aproveitam quase que todo cálcio ingerido. Em relação a cor, a urina de um coelho pode entre o amarelo claro, laranja e até mesmo vermelho vivo. Certamente vermelho assusta grande parte dos tutores, que acabam acreditando que se trata de sangue.


É normal a cor da urina dos coelhos variar dependendo da dieta do animal, principalmente em relação aos pigmentos naturais presentes nos alimentos. Vegetais ricos em beta-carotenóides (couve, brócolis, manjericão) frequentemente são associados a urina avermelhada.

Causas de urina vermelha

  1. Pigmentos dos alimentos: Em coelhos saudáveis, vermelho da urina pode ser devida a presença de porfirinas e outros pigmentos nos alimentos (ração e vegetais). Às vezes, dietas com grandes quantidades de vegetais ricos em betacarotenos, como cenouras e espinafre, podem causar a coloração avermelhada. Porem isso é imprevisível: dois animais podem estar comendo a mesma dieta, um pode ter a urina avermelhada enquanto o outro não. Geralmente, as alterações na cor da urina causadas pela dieta são intermitentes e duram apenas 2-3 dias.

  2. Antibióticos: a administração de alguns antibióticos pode acarretar o aumento dos níveis de pigmentos na urina.

  3. Stress: Alguns pesquisadores sugerem que o estresse ou mesmo uma mudança de estação (clima- inverno rigoroso) pode resultar em uma urina avermelhada.

  4. Desidratação: Um animal desidratado irá concentrar a urina, fazendo com que ela se torne mais escura e intensifique qualquer pigmento que esteja presente.

  5. Sangue: Hematúria (a presença de sangue na urina), é um sinal de doença importante que deve ser elucidada e diagnosticada, como:

  • Infecção renal ou vesical

  • Pedras do rim ou da bexiga

  • Câncer de rim ou bexiga

  • Pólipos da bexiga

Outros problemas que podem estar associados mudanças na cor da urina:

  1. Problemas uterinos – Câncer, infecção, hemometra, pólipos, aborto.

  2. Bilirrubina e Urobilinogênio: Em casos muito raros, a alteração da cor da urina é devido à presença de produtos químicos chamados bilirrubina e urobilinogênio, relacionados a doença do fígado ou hemólise (células do sangue sendo destruídas).

IMPORTANTE - O sangue oriundo de problemas uterinos da vagina normalmente aparece como várias gotas antes ou após a micção. Nestes casos se o coelho não for visto urinando, o sangue pode aparentar ser misturado na urina encontrada na gaiola.


Diagnóstico


O diagnostico pode ser feito com um exame rápido e simples, feito com fitas de urinalise realizado durante a consulta com uma amostra de urina. O resultado pode ajudar a determinar o porquê da mudança de cor e o teste for positivo para sangue, bilirrubina ou urobilinogênio, é necessário um físico completo e exames complementares.

DICA - Levar uma amostra de urina do animal durante a consulta vai poupar tempo e pode ajudar ao médico veterinário a elucidar o caso. Para obter uma amostra de urina, force o animal urinar em uma caixa ou bandeja de plástico devidamente limpa e vazia, isso pode ser feito mantendo o animal preso em uma gaiola sobre a bandeja. Colete a urina com uma seringa (que pode ser comprada nas drogarias) e guarde-a em um recipiente limpo e com tampa (há potes coletores próprios para urina que também podem ser encontrados facilmente em drogarias). A urina coletada pode ser guardada na geladeira por no máximo oito horas.


IMPORTANTE - É muito importante prestar atenção nos hábitos urinários do animal. Esforço para urinar, urinando com mais frequência, ou urinar pequenas quantidades (gotas) são sinais clássicos de problemas de bexiga. A obstrução do trato urinário é gravíssima (acúmulo de lama na bexiga ou uma pedra na passagem da uretra impedindo a passagem da urina) e precisa de atenção imediata.


Exames de sangue e urina, incluindo uma cultura e sensibilidade, podem ser usados ​​para confirmar o diagnóstico e estabelecer um tratamento mais eficaz. Exames como ultrassonografia e a radiografia (raios-x) também são úteis e ajudam na determinação da causa.


DICA: O sangue oxida em contato com o ar, ou seja, com o passar das horas ele vai mudando de cor e ficando escuro, enquanto os pigmentos não mudam de cor. O sangue reage com a água oxigenada enquanto os pimentos não, algumas gotas de água oxigenada sobre a urina podem ajudar a diferenciar.

Tratamento


A mudança na cor da urina, principalmente quando vermelho sangue, deve ser sempre acompanhada por um médico veterinário. Se a alteração de cor da urina se deve a pigmentos provenientes da dieta, nenhum tratamento será necessário. Se a alteração for proveniente por uma desidratação, o coelho deve ser hidratado e a causa de desidratação devidamente esclarecida. Caso esteja confirmada a presença de sangue, bilirrubina ou urobilinogênio, dependendo do diagnóstico, o tratamento pode incluir cirurgia, antibióticos, anti-inflamatórios e/ou outros medicamentos.


IMPORTANTE - Se o animal estiver esforçando-se para urinar e produzindo pouca procure o médico veterinário imediatamente.


Gostou? Se inscreva para receber notificação de novos posts!

Curta, comente e aproveite para deixar sua sugestão para um novo tema!

Sua opinião é muito importante para manter o BLOG atualizado. :)

Posts Recentes

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page