top of page

Como manter suas aves seguras e saudáveis com as festas de fim de ano


Aqui estão algumas considerações e medidas preventivas que podem ajudar sua ave a permanecer tranquila e saudável durante as festividades de final de ano.

Se acaso a sua ave se assusta ao som de uma batida de porta, alarme de carro ou outro ruído alto e inesperado, as festas de final de ano não serão fáceis para o seu amigo emplumado lidar. As aves em geral dormem cedo e não estão acostumadas a passar a madrugada em claro, só essa mudança na rotina da casa já é bastante estressante. Festividades acabam sempre prejudicando as aves que frequentemente apresentam o tal do "pânico noturno" (principalmente calopsitas), onde o animal se assusta e se debate freneticamente pelo viveiro, podendo se machucar feio quando isso acontece! Fraturas, hematomas e hemorragias são comuns.

1 - O principal problema: Fogos de artifício.

Até hoje não entendo o porquê da fascinação por rojões e bombas sonoras, já que é muito mais bonito e agradável de se ver fogos que promovem um show pirotécnico, brincando com as luzes, cores e formas com pouco som, do que ficar apenas "passando mal" com barulhos ensurdecedores.

Devemos lembrar que as festividades de final de ano não começam somente ao pôr-do-sol e/ou terminam no mesmo dia. Algumas pessoas disparam fogos de artifício nos dias que antecedem e até mesmo entre o Natal e o Ano Novo, independentemente se fogos de artifício são ilegais ou não, infelizmente grande parte da população não respeita hospitais, casas de repouso ou mesmo os próprios animais. É um comportamento social que dificilmente será resolvido em um curto prazo, sendo assim, temos que tentar amenizar as consequências.

Perceba, que a maioria dos pássaros não apreciaria um assento na primeira fila para um show de fogos de artifício, por isso, se sua rua é palco de exibições de fogos de artifício, mantenha sua ave em sua gaiola dentro de casa.

2 - Cozinha, alimentos e guloseimas

Muita gente adora preparar uma grande quantidade alimentos nesse período. Mas atenção, durante o preparo dos alimentos (fogão, forno ou churrasqueira) mantenha sua ave em local distante e seguro! Intoxicações por inalar fumaça e fuligem pode matar sua ave (intoxicações por teflon - panelas antiaderentes - por exemplo). Evite deixar a ave solta, mesmo aquela que está acostumada a ficar solta com você, enquanto há alimento no fogo. Ela pode se assustar com barulhos ou pessoas e voar sobre os alimentos quentes, panelas ou churrasqueira.

Evite oferecer as sobras das ceias. Alimentos que foram cozidos e ficaram expostos por um grande número de horas devem ser jogados no lixo (ou adubo!),um cuidado especial com as frutas e verduras, que devem ser inspecionadas antes de serem oferecidas à ave. Você pode esconder alguns dos produtos frescos e outros alimentos saudáveis ​​que você está preparando para os convidados na geladeira para que sua ave desfrute nos próximos dias. Cuidado especial com castanhas e nozes, que podem ser fatais em grande quantidade (mesmo para aves que estão acostumadas a este tipo de alimento) ou para aves com problemas hepáticos. Imagina alguém que tem uma dieta rica e equilibrada se entupindo de guloseimas durante um dia.

3 - Convidados e curiosos

Sabemos que é tentador mostrar suas aves para as visitas, afinal temos orgulho de compartilhar nossa existência com esses pequenos amiguinhos, mas evite fazer. Aves em geral gostam de uma certa rotina e não conseguem entender muito bem o porquê do barulho, das pessoas estranhas até tarde da noite e certamente ficam estressadas.

Oriente todos os seus convidados! Certifique-se de que todos saibam que oferecer ao seu pássaro um gostinho da comida deles ou abrir a gaiola ou cutucar os dedos pelas barras da gaiola não é uma boa ideia. Melhor ainda, crie uma lista de regras e coloque perto da gaiola de seu pássaro. Pode salientar que o som de fogos de artifício pode deixar a sua ave no limite, e seu normalmente pequeno e dócil amigo pode incidentalmente atacar para proteger a área dentro e ao redor da gaiola e até fugir.

4 - Algumas dicas que podem ajudar...

Ligue a TV ou reproduza um CD de música (clássica, de preferência) no ambiente em que a ave está, isso ajuda a diminuir o impacto do som dos fogos de artifício. Mas atenção, não significa colocar o som no último volume, o que por si só já é estressante. Escolha um nível de volume que também seja confortável para você.

Recomendamos até mesmo a criação de um CD ou uma playlist com músicas clássicas, que podem atuar como calmante especificamente para os membros emplumados da família. Esta lista de músicas deve ser utilizada, sempre que possível, em eventos potencialmente estressantes como jogos de futebol e festas em geral.

Cubra a gaiola do seu pássaro e a mude para a área mais silenciosa da casa, ligue a playlist e deixe a luz acesa (Se possível meia luz), deixe água e alimentos frescos (os que ele gosta) a disposição, oriente a todos convidados a não importuna-lo. Deixe seu pássaro desfrutar de uma boa hora de sono enquanto você desfruta da festa.

Gostou? Se inscreva para receber notificação de novos posts!

Curta, comente e aproveite para deixar sua sugestão para um novo tema!

Sua opinião é muito importante para manter o BLOG atualizado. :)

Posts Recentes

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page