Comportamento: como reconhecer e entender os coelhos

December 27, 2018

 

O número de coelhos de estimação cresce a cada ano, afinal são pets maravilhosos e fáceis de cuidar (lógico que respeitando as necessidades de espaço, cuidados e alimentação). Mas muita gente, que está acostumada a cuidar de cães e gatos, ainda tem dificuldade de interpretar o comportamento desses novos amiguinhos, principalmente aqueles tutores de “primeira viagem” que adotaram pela primeira vez um coelho.

 

É muito interessante perceber que a linguagem corporal de um coelho é muito sutil, por isso nem sempre é fácil entender e prever um coelho.Um bom lugar para começar a observar é como as orelhas do coelho estão posicionadas. Se estiverem próximas, voltadas para cima e apontando para fora, o coelho provavelmente estará tranquilo. Porém, quando as orelhas estão achatadas contra as costas, ele provavelmente estará com medo e apático.

 

Outros indicativos são os olhos e a postura corporal. O comportamento também pode indicar como eles estão se sentindo, por exemplo, um coelho ansioso e agitado sempre procura um lugar para se esconder.

 

Como foi colocado, a linguagem corporal deles é muito sutil, o que significa que nem sempre é claro como estão se sentindo, mas não se preocupe,  que com o tempo de convívio essas sutilezas tornam-se bastante obvias e com certeza você vai saber melhor do que ninguém sobre o comportamento de seu amigo. Se você está percebendo mudanças no comportamento do seu coelho, fale com o seu veterinário, afinal, estas mudanças podem ser reflexo de algum problema.

 

Este guia foi feito para ajudar a reconhecer sinais importantes da linguagem corporal dos coelhos.

 

Postura de coelhos relaxados e felizes.

 

Os coelhos 1-3 mostram as orelhas juntas, voltadas um pouco para trás e apontando para fora. Os olhos podem estar parcialmente fechados.

 

  1. Coelho está deitado, com uma postura corporal relaxada e pernas dobradas sob o corpo.

  2. O coelho está deitado, com as patas dianteiras apontando para a frente e as patas traseiras para fora. O corpo está relaxado e estendido.

  3. O coelho está deitado com um corpo completamente estendido e relaxado. As pernas traseiras estão esticadas atrás do corpo e as patas dianteiras estão apontando para a frente.

  4. Coelho salta no ar, elevando as quatro patas do chão e até faz piruetas no ar antes de aterrissar.

 

Postura de um coelho preocupado e ansioso

 

Estes coelhos estão dizendo que eles estão desconfortáveis com a situação ​​e preferem ficar sozinhos.

  1.  O coelho está agachado, os músculos tensos, a cabeça apoiada no chão, as orelhas bem separadas e achatadas contra as costas, com as pupilas dilatadas.

  2. Coelhos preferem ficar entocados e escondidos.

 

Postura de um coelho irritado ou com medo

 

Esses coelhos estão irritados e querem que você fique longe ou vá embora.

  1.  Coelho se vira e se afasta, sacudindo os pés de trás. Orelhas podem ser achatadas contra as costas.

  2. O coelho está sentado nas patas traseiras com as patas dianteiras levantadas exibindo o comportamento de boxe. Orelhas apontadas para cima e voltadas para fora, pode estar rosnando.

  3. Coelho está de pé, com as patas traseiras batendo no chão. Cauda levantada, orelhas apontando para cima e ligeiramente viradas para fora, os músculos faciais estão tensos e as pupilas dilatadas.

  4. O coelho está de pé com o corpo retraído como se fosse dar um “bote”, a cabeça inclinada para cima, a boca aberta e os dentes visíveis. Orelhas mantidas para trás e abaixadas, cauda levantada, pupilas dilatadas.

Gostou? Se inscreva para receber notificação de novos posts!

Curta, comente e aproveite para deixar sua sugestão para um novo tema!

Sua opinião é muito importante para manter o BLOG atualizado. :)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

WILDVET LOGO-negativo.png
oie_transparent.png
whatsapp.png

Wildvet Clínica Veterinária e Hotel © 2017. All Rights Reserved.

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • YouTube
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon