top of page

Quanto tempo vive um "papagaio"?

Papagaio Poncho, com aproximadamente 82 anos

Os psitacídeos compreendem um grupo de aves que inclui cerca de 279 espécies diferentes. Possuem tamanhos variados, dos pequenos que podem caber na palma da mão até os grandes que podem chegar ao tamanho de um gato. A expectativa de vida também é muito variável. As aves domésticas podem viver muito tempo e geralmente muito mais que as aves de vida livre. Os tutores que pensam em ter essas aves como animais de estimação precisam estar cientes da longevidade que elas podem ter, já que elas podem viver por mais tempo que eles. Há a necessidade de umm "Plano B" no caso da falta dos tutores originais, ou seja, quem vai cuidar desta ave no futuro.

Muita gente não pensa nesta situação, mas é cada vez mais comum deixar papagaios de "herança". O problema é justamente quando a pessoa que herda a ave não gosta ou não tem interesse em cuidar da mesma. Aqueles "papagaios da vovó" bravos que ninguém quer cuidar acabam sofrendo bastante com a perda de seus tutores originais e em geral são negligenciados pela "nova" família.

Como regra geral, quanto maior o psitacídeo, maior será a sua expectativa de vida. Logo abaixo listamos a expectativa de vida de alguns psitacídeos comumente encontrados como pets e outras aves de estimação. Lembrando sempre que a expectativa de vida das aves selvagens pode ser drasticamente diferente da das aves de estimação).

Estes dados logicamente são baseados em aves saudáveis que vivem em condições ideais. Como existem inúmeras possibilidades que podem interferir na longevidade, há uma grande variedade na idade que as aves domésticas podem atingir e, certamente, algumas viverão mais ou menos quando comparadas as idades listadas abaixo. Periquitos Australianos: 5-18 anos Araras: 30-50 anos ou mais (dependendo da espécie) Pombas: 20 anos ou mais (na natureza é cerca de 5 anos) Cacatuas: 20-60 anos dependendo da espécie Papagaios (Amazona): 25-75 anos Papagaios do Congo: 40-60 anos ou mais Papagaios eclectus: 30-50 anos ou mais Jandaias e Maritacas: 10-30 anos dependendo da espécie Lories: 10-30 anos Papagaios do Senegal: até 50 anos (na vida selvagem é cerca de 25 anos) Calopsitas: 10-20 anos Agapornes: 10-20 anos Canários: 10-15 anos Os psitacídeos em geral são especiais entre as aves domésticas porque muitas vezes eles têm uma longevidade até maior que a dos seus tutores. Também costumam viver mais em cativeiro do que na natureza, porque eles são menos propensos a encontrar predadores e doenças, não precisam procurar por alimento enquanto vivem protegidos em nossas casas. O fato de estarem em nossas casas não significa que estão isentos de doenças e outros problemas que podem abreviar suas vidas, por isso é importante realizar consultas de check-up de rotina com um veterinário familiarizado com estes animais.

Fatores que influenciam a longevidade das aves Vários fatores podem afetar a longevidade das aves, incluem nutrição, higiene, bem-estar, recintos/gaiolas, cuidados veterinários e saúde mental. Sua ave certamente irá prosperar mais se você fornecer um ambiente seguro e limpo, com espaço suficiente para praticar exercícios, banhos de sol (luz solar natural sem vidros ou iluminação tipo UVB), pois permitirá que eles melhorem a absorção de nutrientes, imunidade e estabeleçam um ciclo hormonal adequado para manter o bem-estar mental.

Em geral estas aves não podem ficar isoladas sem atenção ou privadas do contato com outros animais, nesse caso recomendamos a presença de outras aves, uma vez que são animais gregários (que vivem, em rebanhos) e necessitam interação. Se você está comprando um ave de estimação, certifique-se de escolher um de um criador confiável que pode lhe fornecer informações de saúde, exames e "suporte técnico" sobre as aves, lembrando que genética também é um fator relacionado à longevidade. Dar à sua ave uma dieta adequada é muito importante para mantê-la saudável ​​e prevenir doenças. Uma dieta rica e saudável é o principal fator que influencia na longevidade do animal. Importante salientar que devemos nos preocupar com a qualidade de vida na velhice do animal, ou seja, não basta apenas viver muito tempo, mas viver com qualidade.

Uma dieta equilibrada inclui ração peletizada de boa marca, frutas (NÃO MADURAS) e vegetais variados, frescos e de boa procedência. O equilíbrio de vitaminas, proteínas, gorduras e minerais é fundamental na manutenção da saúde e da longevidade de um pássaro. Dar a um psitacídeo uma dieta que consiste basicamente de sementes de girassol (que eles amam comer) está nas piores coisas que você pode fazer, pois contém altos níveis de gordura e muito poucos nutrientes essenciais.

Por isso é importante visitas regulares ao médico veterinário para avaliação da saúde e discutir e realinhar a dieta da maneira mais saudável possível...

Psitacídeos famosos que viveram por bons anos:

O papagaio do Congo chamado Alex é provavelmente o psitacídeo mais famoso no mundo. É reconhecido por seu trabalho junto da Dra. Irene Pepperburg sobre a inteligência emocional das aves. Há um livro muito interessante sobre ele e a pesquisa chamado de "Alex e Eu" (a venda nas livrarias na versão traduzida) . Alex, infelizmente, morreu aos 31 anos.

A cacatua chamada Cookie consta no livro Guinness como o psitacídeo que viveu por mais tempo, com a idade comprovada. Ele morreu em 2016 aos 83 anos e viveu quase toda a sua vida no zoológico de Brookfield depois de ter sido enviado por um zoológico australiano com cerca de um ano de idade.

Gostou? Se inscreva para receber notificação de novos posts!

Curta, comente e aproveite para deixar sua sugestão para um novo tema!

Sua opinião é muito importante para manter o BLOG atualizado. :)

Posts Recentes

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page